Avançar para o conteúdo

Avaliação postural antes de iniciar o Pilates é fundamental

     

    Como uma técnica aplicada por profissionais de Educação Física e Fisioterapia, uma das partes mais importantes da prática de Pilates é a avaliação postural feita antes de se iniciar os exercícios.

    Cabe aos profissionais identificar qualquer alteração postural da pessoa, avaliando como paciente, colhendo informações que levem a um diagnóstico para, só depois, estabelecer de que forma você vai iniciar seus exercícios.

    A avaliação passa pela análise da simetria na altura dos ombros, posicionamento das escápulas (ossos das costas), simetria do tronco, avaliação de possíveis alterações na coluna, posição da cabeça em relação ao tronco, tipo de joelhos e tipo de pés.

    Outra característica importante a ser testada antes do início das atividades é a flexibilidade.

    Na avaliação, muitos profissionais contam com um aparelho chamado simetrógrafo, uma espécie de biombo com linhas horizontais e verticais, que ajuda na identificação de assimetrias do corpo. Inclusive, esse método pode ser combinado com fotografias e programas de computador que ajudam a obter as linhas e medidas exatas do pretenso praticante de Pilates.

    Com esses métodos, o profissional tem um panorama completo das condições posturais do indivíduo, tendo condições de programar a sequência dos exercícios de acordo com a necessidade de cada um.

    A avaliação é de extrema importância para saber qual é o objetivo do Pilates. Com todas essas informações, pode-se traçar um plano de exercícios que resolva os seus problemas de dores primeiro, por exemplo, exercitando os músculos que precisam de mais atenção.

    Durante a avaliação do profissional, você pode confirmar a responsabilidade da clínica com a sua saúde e qualidade de vida, portanto, atenção nesse momento!