Avançar para o conteúdo

Pilates na estenose lombar

    estenose-lombar-revista-pilates

     

    Quem sente dores muito fortes na região lombar deve ficar atento a uma doença óssea chamada estenose. Geralmente ela traz sintomas como alteração de sensibilidade, perda de força nas pernas e prolongamento das dores para as nádegas e pernas. A fisioterapeuta Rafaela Galvão* explicou pra gente um pouco mais sobre esse problema e deu a dica: o Pilates pode ajudar no tratamento. Olha só:

     

    O QUE É ESTENOSE? 
    É o estreitamento do canal vertebral, que provoca pressão na medula espinhal. A estenose pode acontecer na região lombar e na cervical. As causas podem ser congênitas (o indivíduo já nasce com estreitamento do canal) ou adquiridas. Entre as causas adquiridas podemos citar o desgaste progressivo da coluna ou consequência de trauma, infecção ou cirurgia.

    QUAIS SÃO OS SINTOMAS? 
    Os principais sintomas da estenose lombar são dores nas costas, nádegas e pernas (dor ciática), mas pode ocorrer também sensação de peso, fadiga, formigamento e câimbras nas pernas, dificuldade para andar e incontinência urinária. Tais sintomas podem acontecer apenas em um lado, mas geralmente são bilaterais.

    COMO O PILATES PODE AJUDAR? 
    Muitos indivíduos com estenose lombar têm limitação funcional devido à diminuição de força muscular e flexibilidade, provocada pela dor. A posição de flexão se torna mais confortável. O fortalecimento da musculatura abdominal, extensores de tronco e dos membros inferiores é de suma importância, bem como o alongamento do íliopsoas, piriforme, supraespinhal e diafragma (este através da respiração).

     

    * Rafaela Galvão R. Gomes é fisioterapeuta especialista em Terapia Manual e Postural. Tem formação nacional e internacional em Pilates Básico, Pilates Terapêutico, Pilates Fitness, Pilates para Homens e Pilates com Acessórios. É CEO da GO Physio, clínica de fisioterapia, Pilates e estética em Salvador/BA.

    http://revistapilates.com.br