Avançar para o conteúdo

Pilates promete corpo saudável e sem fadiga no verão

    Já que não há como fugir do calor nesta época do ano, método de baixa intensidade poupa o organismo e traz diversos benefícios para o condicionamento físico

    Sol, praia e mar. Sem dúvida, é a paisagem perfeita para dar um up na prática de exercícios físicos ou desfilar um corpo em forma. Geralmente, as pessoas se sentem mais dispostas para treinar na estação mais quente do ano, mas é preciso ficar atento à temperatura, uma vez que o nosso corpo precisa de alguns cuidados especiais nesta época.

    Independente do ambiente ou atividade, roupas leves, confortáveis e hidratação não podem faltar! A hidratação é de suma importância, pois, para fazer a regulação térmica, o organismo perde água na forma de suor, logo, sua constante reposição restabelece o equilíbrio e auxilia no processo de recuperação durante e após uma atividade física.

    Para aqueles que não estão acostumados a realizar exercícios no verão ou, simplesmente, desejam poupar o corpo, reduzir o ritmo do treino ou optar por uma modalidade de baixa intensidade é a solução.

    Por privilegiar uma respiração profunda, o Pilates permite uma ventilação interna mais eficiente, já que esta é responsável pelas trocas gasosas que ocorrem nos pulmões, preservando as funções cognitivas do cérebro e aumentando o rendimento físico. Ainda, trabalhar os músculos sem levá-los à exaustão, mas fortalecê-los conscientemente, é apenas um dos diversos benefícios do método para o verão.

    O Pilates é a prova de que o excesso de determinado exercício, seja em relação à duração ou à intensidade, não é sinônimo de corpo mais em forma. Praticando duas ou três vezes por semana, em pouco tempo, vemos resultados como melhora de equilíbrio e força muscular, alívio de tensões e dores, melhora da postura, coordenação motora e consciência corporal.

    Pelo fato de acionar as musculaturas profundas do abdômen (transversos do abdômen, multifídios e paravertebrais), é possível definir cada vez mais a região e obter uma barriga retinha – que nunca sai na lista dos desejos para o verão. É lógico que, para este fim, exercícios aeróbicos e alimentação balanceada devem ser adicionados à rotina.

    O que torna o Pilates um atrativo a mais é o fato de proporcionar bem-estar não só para as pessoas que já são adeptas, como também para iniciantes e até mesmo sedentários, principalmente por não ter contra-indicações, sendo possível e totalmente viável realizar modificações para cada tipo de aluno. Sem perigos e conscientemente, o Pilates garante corpo e mente saudáveis no verão. Preparado?

    Por Rafaela Porto

    foto: chico audi