A terapia manual é uma das áreas da Fisioterapia onde o fisioterapeuta avalia o seu paciente como um todo, tendo em conta sinais e sintomas como a dor, detectando disfunções do movimento e testando tecidos estruturais anatômicos.
Após a avaliação, o Fisioterapeuta realiza um programa de tratamento relacionado diretamente com a avaliação, tendo em conta os objetivos terapêuticos e os objetivos específicos do paciente.
A terapia manual não é apenas uma especialidade que utiliza técnicas de mobilização passiva, já que os terapeutas especializados em terapia manual utilizam inúmeras técnicas e procedimentos específicos como a massagem de tecidos moles, a facilitação neuromuscular proprioceptiva, a reeducação postural, os exercícios para melhoria da força, coordenação, flexibilidade e estabilização segmentar, assim como manipulação, mobilização articular e mobilização neural.
Os principais objetivos da Terapia Manual são:
a) Identificar e corrigir disfunções de movimento nas articulações da coluna vertebral, membros superiores e membros inferiores.
b) Entender a relação entre as alterações do movimento normal e a disfunção dos componentes articulares, sistema nervoso e sistema circulatório.
c) Avaliar e corrigir desequilíbrios posturais e biomecânicos através de técnicas específicas, técnicas de mobilização dos tecidos e posturas de alongamento.
No Grupo Pilates, os Fisioterapeutas são especializados em terapia manual.